6 dicas para aproveitar melhor seu estágio

Não é de hoje que enfatizamos que o estágio compõe o processo educativo de jovens e adultos, no qual é possível colocar em prática os ensinamentos teóricos adquiridos dentro da sala de aula. Ainda assim, é muito comum nos questionarmos se realmente sabemos aproveitar essa oportunidade.

Para acabar de vez com essa dúvida, vamos apresentar algumas dicas para você explorar ao máximo toda sua experiência durante o período de estágio.

 1. Comece antes!

Muitos não sabem, mas é possível começar a aprender antes  mesmo de ser contratado. Aproveite aquele tempinho livre para  conhecer e pesquisar sobre empresas que se destacam na sua área de estudo, sejam aquelas que já estão consolidadas, aquelas que estão em processo de crescimento e, ainda, as startups e as suas inovações.

Utilize as redes sociais para entender as principais tendências de mercado apresentadas por elas e, além disso, beneficie-se dessas informações para se destacar nos  processos seletivos que participará. Isso pode te ajudar a falar em público com mais confiança.


2. Não foque só nos conhecimentos técnicos
Aprender a dinâmica operacional do seu trabalho é extremamente importante, entretanto, mais do que isso, observe o dia a dia da sua empresa, saiba  como se portar no ambiente de trabalho, como lidar com todas as pessoas e, principalmente,  como se organizar em meio às demandas recebidas.  

3. Ouça quem já  tem experiência
Fique atento a todas as dicas, conselhos e críticas construtivas de seus superiores e colegas. Saiba absorvê-los e, caso tenha algum outro ponto de vista sobre o assunto, pense na melhor forma de apresentá-lo a eles.,

4. Faça network

No meio corporativo você conhecerá muitas pessoas e essas pessoas certamente conhecerão tantas outras, sendo assim, crie sua rede de contatos. Manter contato com pessoas que estão no meio profissional é uma ponte de auxílio para projetos futuros, bem como indicações para novas experiências.

5. Aprenda a organizar seu tempo 

Trabalhar e estudar não é fácil, então, é indispensável que você aprenda a organizar seu tempo. Planeje uma rotina de estudos, afinal, o estágio e a escola/faculdade se complementam, logo, ambos precisam de muito empenho e dedicação. 

6. Dê o seu melhor e saia da sua zona de conforto 

Ao longo do estágio tente sempre dar o seu melhor. Aproveite a oportunidade para explorar atividades que você ainda não domina e, quando necessário, peça ajuda e dicas.

Utilize a sua força de vontade para se tornar um profissional cada vez mais completo e versátil, mas tome cuidado para não se sobrecarregar com o acúmulo de demandas.

Gostaram das  dicas de hoje? Esperamos que saibam usufruí-las com sabedoria 😉 

Você tem alguma dúvida ou sugestão de tema? Mande um e-mail para gente:  atendimento@estagiariosonline.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *