Como dar feedbacks para sua equipe

No mundo corporativo é muito comum ouvir o termo “feedback”. A prática é uma estratégia na gestão de pessoas e, comprovadamente, tem o poder de melhorar o desempenho dos colaboradores, bem como deixá-los cada vez mais motivados e engajados.

Dar feedbacks, entretanto, nem sempre é uma função fácil. Para que a ação seja eficaz, o gestor precisa se atentar ao modo como ela é feita e, pensando nisso, nós apresentaremos abaixo algumas dicas para auxiliá-los nessa tarefa.

Prepare-se e tenha em mente o que irá falar
Antes de dar o retorno sobre o desempenho de outra pessoa, é importante fazer uma preparação prévia. Anote diariamente os pontos positivos e os aspectos que ela ainda precisa melhorar.

Demonstre seu otimismo ao colaborador e dê possíveis soluções para os problemas apresentados.

Dê um pequeno briefing sobre o que será tratado
Quando o gestor chama o colaborador para uma conversa, é comum que ele se sinta desconfortável e nervoso, por isso, introduza o feedback com um pequeno resumo dos assuntos que serão tratados. Não é necessário dizer, a princípio, o que é positivo e o que ainda precisa ser melhorado, mas já deixe-o preparado para o intuito da conversa.

Seja objetivo
A objetividade também ajuda a diminuir o nervosismo, além disso, a conversa mantém o foco e facilita o entendimento sobre quais as ações você espera para o futuro.

Use dados
Conforme abordamos no primeiro tópico, anote diariamente quais os assuntos que deseja conversar com os colaboradores. É muito eficaz demonstrar os impactos positivos e negativos de suas ações.

Desenvolva um plano de ação em conjunto com o colaborador
Após dar o feedback, abra espaço para que o colaborador também fale sobre as situações que você expôs. Posteriormente, tracem juntos metas e soluções, isso facilitará sua motivação para aprimorar cada vez mais o seu trabalho.

Acompanhe os resultados e dê mais feedbacks
Torne os feedbacks um hábito, defina uma periodicidade atrelada às metas que traçaram juntos. Assim, os colaboradores sempre se manterão focados nelas e entusiasmados com o seu reconhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *