Como inovar no processo seletivo da sua empresa

Processos seletivos inovadores são cada vez mais necessários nos dias atuais, afinal, além de economizar tempo e dinheiro, também conseguem ser mais ágeis e dinâmicos. Pensar em novos métodos de recrutamento e seleção é uma tendência que pode resultar na escolha de candidatos mais qualificados e compatíveis com a vaga. 

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a modernizar o processo seletivo da sua empresa.

Entrevista online 

Já comentamos sobre as entrevistas a distância aqui no blog e, dadas as suas vantagens, vamos explorá-la mais uma vez. Isso porque a entrevista online pode trazer vários benefícios para sua empresa, uma vez que é possível estabelecer um diálogo primário, dando a oportunidade de conhecer mais o candidato e explorar assuntos que não aparecem no currículo, por exemplo.

Outra vantagem é a economia de tempo no deslocamento, visto que muitos departamentos de Recursos Humanos estão alocados em sedes diferentes das que as vagas requeridas estão.

Plataformas de combinações de vagas

As novas tecnologias facilitam os meios de publicar e divulgar vagas, entretanto, ao mesmo tempo que ela serve como um meio favorável, também pode dificultar o trabalho dos recrutadores por sua abrangência de candidatos. A utilização de filtros nas publicações de vagas podem auxiliar na escolha de candidatos mais precisos.

Tendo como exemplo, na plataforma do Estagiários Online sua empresa não só tem acesso aos candidatos que aspiram a vaga, como tem a possibilidade de criar filtros que facilitam a escolha do candidato que possui o perfil ideal. 

Entrevistas informais 

Ao invés de realizar a entrevista física em uma típica sala de reunião, escolha novos ambientes do escritório para conversar com os candidatos. Levá-lo a ambientes mais descontraídos viabiliza um melhor desempenho e diminui o nervosismo inevitável. Além disso, é possível identificar sua postura frente ao novo cenário.

Dinâmicas não tradicionais 

Dinâmicas são muito convencionais em processos seletivos. Embora sejam temidas por muitos candidatos, elas ajudam os recrutadores a traçarem as características dos seus futuros colaboradores. 

Todavia, as dinâmicas podem adotar novos formatos e sair do óbvio para surpreender os candidatos, tirando-os das suas zonas de conforto. A utilização de games e resoluções de situações-problemas não usuais são uma boa alternativa.

Permita que os colaboradores já contratados opinem 

Quanto mais sinergia uma equipe tiver, mais ganhos a empresa terá. Pedir a opinião dos colaboradores já contratados contribui para escolha do candidato que mais atende as necessidades cotidianas. Eles não precisam obrigatoriamente participar das entrevistas, mas é importante ouvi-los em algum momento do processo. 

O que achou das nossas dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão de tema? Comente aqui ou entre em contato com a nossa equipe no e-mail atendimento@estagiariosonline.com.br. E não se esqueça que teremos mais dicas na semana que vem! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *