Como se preparar para a semana de provas

As provas finais estão se aproximando e elas sempre vêm acompanhadas de bastante correria e apreensão, afinal, é muita matéria para revisar em pouco tempo. A organização é fundamental para que nada dê errado e, em vista disso, separamos algumas dicas que vão contribuir para preparação de vocês no período de provas.

Separe um tempo para estudar
Ter uma rotina de estudos ao longo do semestre é muito importante, pois ajuda a não acumular matéria. Entretanto, além de estudar constantemente, é essencial reservar um período do dia da prova para revisão.

Neste momento, deixe as redes sociais de lado e tente evitar o máximo de distrações possíveis. Para isso, procure um ambiente calmo e organizado, onde não precisará se preocupar com qualquer coisa além da matéria.

É necessário também fazer alguns intervalos, embora seja corrido, se sobrecarregar não é recomendado.

Entenda seu estilo de estudo
Cada pessoa tem a sua maneira de assimilar as informações, por isso nem sempre o método tradicional de fazer anotações durante a aula e ler no momento de estudo vão te ajudar a assimilar a matéria. Algumas pessoas, por exemplo, absorvem mais informações visuais, nesse caso é melhor desenvolver gráficos, listas e mapas mentais com os assuntos que irá estudar.

Existem pessoas que entendem e memorizam melhor ouvindo as explicações e, nesse caso, o melhor é estudar ouvindo podcasts, palestras, vídeo-aulas, ler a matéria em voz alta e repetir o conteúdo quantas vezes achar necessário.

Por outro lado, também existem pessoas que só aprendem na prática, nessa situação, pesquise exercícios, games de estudo e refaça provas antigas.

Descubra o estilo da prova
Pergunte ao professor como será a prova e tente entender como terá que expor os seus conhecimentos em cada modalidade, sejam alternativas, dissertativas ou orais.

Outra dica é perguntar aos estudantes que já tiveram provas com o mesmo professor quais foram suas maiores dificuldades para realizá-la.

Faça revisões em grupo
Depois de já ter estudado sozinho, sente com alguns colegas que também vão fazer a prova ou já saibam sobre o conteúdo. Conversem sobre os temas, compartilhem suas conclusões e exponha suas dúvidas.Uma forma de revisar a matéria, é montando possíveis questões que aparecerão na prova.

Cartões de perguntas e respostas são uma boa maneira de revisar o que você sabe ou não. Coloque em um lado do cartão uma pergunta sobre determinado assunto e no outro lado a resposta. Anote as questões que errou ou sentiu mais dificuldade para responder, assim saberá qual parte da matéria precisa de mais atenção.

Essas são as nossas sugestões para impulsionar seus estudos. Boa sorte e até a próxima 😉

Em caso de dúvida ou sugestão de tema entre em contato pelo atendimento@estagiariosonline.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *