Como se preparar para o ENEM

Nessa reta final antes da prova é normal bater o nervosismo e surgirem dúvidas sobre o que fazer nos dias anteriores a prova. Pensando em ajudar vocês, o Estagiários Online reuniu uma série de dicas que vão te ajudar a se preparar para o ENEM.

Respire fundo, separe o bloquinho de notas e vamos começar:

Na semana da prova

DIMINUA OS ESTUDOS
Na semana que antecede a prova, diminua um pouco o ritmo dos estudos. Sabemos que você encarou uma rotina pesada ao longo do ano e, nesses últimos dias, o ideal é tirar um tempo para descansar e se acalmar.

PRATIQUE EXERCÍCIOS
Fazer caminhadas, corridas leves, andar de bicicleta, nadar ou até mesmo dançar podem te ajudar a se acalmar.

SE ISOLE UM POUCO
Não fique o tempo todo só focado na prova, tente conversar sobre assuntos diferentes para não aumentar o nervosismo e o estresse

No dia anterior

DEIXE TUDO PRONTO
Confira o local da prova e trace a rota para saber como e em quanto tempo chegará lá. Separe os documentos, os materiais, uma garrafa de água e escolha uma roupa leve.

DURMA CEDO
Nem sempre é fácil superar o nervosismo e dormir rápido na noite anterior, mas descansar é fundamental. Deite um pouco mais cedo que de costume em um lugar escuro e, se necessário, coloque uma música ou gravação de sons que te mantenham relaxado.

No dia da prova

SAIA COM ANTECEDÊNCIA
Inúmeras pessoas fazem a prova do ENEM, isso significa que em muitos locais de prova o trânsito estará carregado. Além disso, imprevistos podem acontecer, portanto, saia de casa com antecedência, é melhor ficar esperando um pouco até o portão abrir, do que se atrasar e perder a prova.

COMA E LEVE ALGO PARA COMER
Não vá para prova de estômago vazio. Ao acordar, tome café da manhã e coma novamente antes de sair de casa, mas evite alimentos gordurosos.

Durante a prova, também são indicados alimentos leves, como sanduíches naturais, frutas e até chocolate.

EVITE FALAR DA PROVA
Sabemos que não é tão fácil, mas se encontrar com algum amigo no caminho, evite falar da sobre a prova, isso pode aumentar o nervosismo.

Durante a prova

ATENTE-SE NA HORA DE PREENCHER SUAS INFORMAÇÕES
Ouça com atenção as instruções do aplicador, preencha com cuidado os seus dados e confira se todas as áreas necessárias foram devidamente preenchidas.

RESOLVA PRIMEIRO O QUE TEM MAIS CONFIANÇA
Deixe as questões que considera mais difíceis para resolver por último, assim é mais fácil de controlar o tempo das respostas.

FAÇA PAUSAS
Embora seja prova muito extensa e com um horário apertado, peça para ir ao banheiro, lave o rosto, se alongue, respire fundo e coma alguma coisa sempre que sentir que está com dificuldade para ler as questões.

SEPARE UM TEMPO PARA O CARTÃO DE RESPOSTAS
Separe pelo menos 30 minutos do seu tempo de prova para responder o cartão de respostas com calma e atenção. O campo de respostas é relativamente pequeno e o cansaço pode dificultar um pouco o preenchimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *