Diversidade no trabalho

Você já se questionou se a sua empresa oferece um clima diversificado para os colaboradores? Embora muitas vezes não nos atentamos a isso, atualmente esse assunto vem ganhando bastante destaque e precisa ser explorado cada vez mais, entretanto, ele ainda gera diversas dúvidas sobre qual é o seu significado, como pode ser implementado nas empresas, seus benefícios e principais empecilhos no mundo corporativo.

Por ser um tema extremamente importante e necessário, vamos desmistificar o que é a diversidade no ambiente de trabalho.

O que é diversidade?

De acordo com o dicionário Michaelis, diversidade é um “conjunto que apresenta características variadas; multiplicidade”, isto é, está relacionado com a pluralidade que os seres humanos naturalmente possuem. No ambiente de trabalho, por exemplo, a diversidade pode ser observada nas diferenças culturais, geracionais, religiosas, orientações sexuais, portadores de necessidades especiais, entre outros.

Qual a sua importância e principais benefícios?

As empresas que optam por um ambiente diversificado estão mais propícias a obter um clima mais harmônico e de respeito entre os colaboradores e isso, consequentemente, impacta diretamente na maior produtividade e retenção deles. Além disso, vale destacar o enriquecimento cultural que a empresa passará a ter, possibilitando melhores debates de ideias e soluções diferentes que não geraram conflitos.

Por outro lado, é importante ressaltar também que é comum existir empresas que são lembradas por cases fracassados porque não levaram em consideração a diversidade, ou seja, não souberam respeitar o diferente.

Um estudo realizado pela McKinsey apontou que a diversidade étnica pode aumentar em até 33% a rentabilidade de uma organização, já a diversidade de gênero, impacta no aumento de 21% em sua lucratividade, uma vez que aumenta a probabilidade dos clientes se sentirem representados por seus produtos/serviços.

Quais são os seus desafios e oportunidades?

Embora sejam claros os benefícios da diversidade, também é importante ressaltar que na prática ela não é tão fácil assim. A integração dos funcionários, a princípio, é complexa e desafiadora, contudo, é necessário saber equilibrar o ambiente para torná-lo mais democrático e inclusivo.

Um espaço com maior representatividade possibilita novos insights, equipes gradativamente mais criativas e soluções que fogem do senso comum.

Para finalizar, novamente queremos deixar a reflexão: sua empresa tem um ambiente diversificado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *