Estamos no fim do ano, época que muitos aproveitam para relaxar, viajar e ficar com a família e amigos. É uma época, também, marcada por muitas dúvidas sobre o que vem por aí, principalmente no que diz respeito aos estágios
No post de hoje, vamos responder algumas dúvidas que constantemente recebemos.
Chegou o fim do contrato. E agora?
Calma, o fim do contrato não é o fim do mundo. Embora o contrato de estágio possua um prazo pré-estabelecido, você pode permanecer na mesma empresa por até dois anos. Caso seu contrato seja inferior a isso e você não tenha se formado na faculdade ainda, pode tentar conversar com o seu gestor e ver a possibilidade de uma prorrogação ou até efetivação.
Chegou o fim do contrato. Não me prorrogaram, nem efetivaram.
Sabemos que essa é uma situação complicada, mas, conforme já afirmamos, o fim do contrato não é o fim do mundo.
O estágio é um período de experiência muito importante para seu engajamento e entrada no mercado de trabalho. Se o seu estágio se encerrou sem efetivação ou prorrogação, nunca se esqueça que você sai de lá levando consigo experiência e novos aprendizados que vão compor o seu currículo e te preparar para os novos desafios.
Ainda não tenho estágio. O que eu faço?
Então aí vai uma boa notícia: o fim e o começo do ano possui diversas mudanças no mercado de trabalho, principalmente com os estagiários. Isso acontece porque muitos alunos se formam, encerram seus contratos e outros são efetivados.
Aproveite essa oportunidade para procurar o seu estágio (não se esqueça de fazer isso na nossa plataforma!).
Como sei que é a hora de mudar de estágio?
Essa pode ser a dúvida de diversos estagiários, mas, antes de tomar essa decisão, um dos pontos mais importantes para se pensar é que o estágio é um período de aprendizado, ou seja, você tem a possibilidade de colocar em prática os assuntos que aprendeu/está aprendendo na faculdade. Então, caso perceba que está acomodado no estágio atual, uma boa opção é realmente procurar outro para que consiga, de fato, extrair o máximo de aprendizados possíveis.
Sabemos que essas dúvidas surgem constantemente e que podem até tirar o sono, mas fiquem calmos, porque estamos sempre à disposição para ajudar no que for necessário.
Como esse é o último post do blog no ano, desejamos um Feliz Natal e excelente ano novo. Também queremos agradecer à todos que nos acompanharam e nos apoiaram neste ano.
Que em 2020 todos você possam encontrar seus estágios ideais 🤞