Os 10 maiores medos dos estagiários

Hoje, 31 de outubro de 2019, o Estagiários Online embarca no clima de Halloween e apresenta 10 grandes pesadelos que quase todo estagiário (ou pelo menos aspirante a estagiário) possui. Ainda assim, como nem tudo na vida é um filme de terror, trouxemos algumas soluções para superar esses medos.

Ir à cozinha para pegar um copo d’água à noite e esbarrar em um teste de inglês, um de raciocínio lógico, uma dinâmica em grupo e uma entrevista com os gestores 

Todas essas etapas são inevitavelmente assustadoras, mas você não precisa se desesperar. Sempre que tiver uma entrevista marcada, pense que poderão realizar alguma dessas etapas e o melhor que você pode fazer é se preparar para elas.

Ao realizá-las, tente manter a calma e dar o seu melhor! 
Encontrar o sobrinho do dono embaixo da cama te esperando para roubar sua vaga

A primeira reação é a “PRONTO! AGORA EU PERDI A VAGA”, mas calma, não entre em pânico. 

Independente de indicações, não se esqueça que o seu currículo foi selecionado para entrevista e que tem potencial para conquistar a vaga. Concentre-se em demonstrar suas habilidades aos recrutadores.  

OoooOOooOooO o fantasma do “fale sobre o seu pior defeito” vem nos assombrar à noite

Parece até pesadelo, mas a pergunta na verdade é uma clássica pegadinha que pode ser facilmente contornada. Evite apresentar supostas qualidades disfarçadas de defeitos, como “excesso de perfeccionismo”, por exemplo.

Faça uma autorreflexão sobre o que poderia atrapalhar o seu desempenho ou dos seus colegas no ambiente de trabalho. É muito bom demonstrar a sua disponibilidade para superar as adversidades.
Ser perseguido pela exigência de experiência para vagas de estágio 

Infelizmente não temos como fugir dessas exigências que as empresas fazem, mas é sempre bom compensar sua falta de experiência com a força de vontade para aprender. 

Outra dica boa é ter um currículo que atraia a atenção dos recrutadores, já até demos dicas de como fazer isso no post “Como preencher seu currículo (sem ter experiência)”.
Depois da entrevista, o recrutador diz que vai entrar em contato com um impreciso “em breve” ou “nas próximas semanas”

Os recrutadores sempre fazem diversas entrevistas antes de encontrar o seu estagiário ideal, por isso, é normal que eles precisem de um tempo para dar a resposta. 

Para diminuir a ansiedade, continue procurando outras vagas que sejam tão interessantes quanto essa que fez a entrevista.

A vaga dos sonhos dá um retorno só cinco meses depois

A sua vaga dos sonhos pode ser a vaga dos sonhos de diversos estudantes e isso volta ao tópico anterior: os recrutadores precisam de um tempo e muitas análises para fazer a contratação.

Se você receber o retorno e já estiver trabalhando, avalie se a oportunidade atual está sendo proveitosa para você. Caso não esteja, você já sabe o que fazer!

E se você não estiver trabalhando, não temos nem o que falar. Só boa sorte!

Descobrir que seu salário tem o tamanho de um Gremlin às vésperas da contratação

Nem tudo está perdido, converse com os responsáveis pela vaga e tente negociar o salário explicando que ele não atende completamente suas necessidades. Na pior das hipóteses, procure uma vaga que pague um pouco mais

A lenda urbana do estagiário zumbi que se desdobra para conciliar trabalho e estudo que te assombra todos os dias

Realmente não é uma tarefa fácil conciliar os dois, no entanto, essa é uma fase inevitável. Aproveite esse período desafiador para amadurecer e tente se organizar da melhor maneira possível para dar conta deles e aprender bastante.
 A maldição do “não vão renovar seu contrato” parece se aproximar

Converse com o seu gestor ao longo do estágio, peça feedbacks sobre o seu trabalho e pergunte a possibilidade de renovação ou efetivação. Caso não obtenha uma resposta positiva, não fique pensando no pior, pense que esse foi um período importante para seu crescimento profissional e, claro, comece a atualizar o seu currículo para buscar novos desafios.
Sonhar com o chefe te chama para uma “conversa” 

Essas temidas conversas possuem um intuito bastante positivo. Os gestores também querem que você cresça profissionalmente e ajudem a empresa, então, ao longo do estágio vão dar retornos sobre o seu desempenho para que você melhore em alguns pontos, tenha atenção em outros e por aí vai. Ouça atentamente o que ele tem a dizer. 

Feliz Halloween e tchauzinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *