Postura e comportamento profissional: como se adequar ao ambiente de trabalho

Experiências novas carregam consigo um conjunto de adrenalina, desconfiança e muita insegurança. É absolutamente normal surgirem dúvidas em relação à postura, vestimenta e até mesmo linguajar, isso porque são diversas novidades e informações para serem absorvidas ao mesmo tempo.

Para auxiliá-los nessas questões, selecionamos algumas dicas para vocês.

Seja você mesmo 

Quem nunca se sentiu um pouco estranho ao chegar em um lugar novo? Essa sensação é completamente normal e no começo você vai sim se sentir vulgado e observado o tempo todo. As pessoas estão te conhecendo e querem saber o maior número de informações possíveis sobre você.

A melhor forma de estabelecer confiança é mantendo sua essência e personalidade, todavia, não esqueça que é um momento no qual você também precisa conhecer mais sobre as pessoas e o ambiente. Então, não carregue os novos colegas com tantas notícias, saiba ouvir também.

Cuidado com o que vai vestir 

Cada empresa possui a sua própria cultura organizacional. Algumas adotam um dress code* mais formal e outras demonstram mais flexibilidade em relação à vestimenta. Contudo, vale ressaltar que, embora sua empresa seja flexível, você ainda está em um ambiente profissional e é sempre bom evitar roupas e acessórios que causam desconforto para os seus colegas de trabalho. 

A sua imagem diz muito sobre você. Portanto, habitualmente se questione se é exatamente essa imagem que está querendo passar. 

Não tenha medo de perguntar 

Você é novo e todos sabem disso. Não precisa se preocupar por não saber tudo sobre a empresa logo nos seus primeiros dias. No entanto, todas as vezes que tiver alguma dúvida, pergunte! Isso demonstra seu interesse e engajamento com a empresa. 

Anote em um caderninho todas as informações novas, bem como as suas dúvidas. Isso irá te ajudar bastante no começo.

Atenção à postura! 

Pode não parecer, mas a sua linguagem corporal também diz muito sobre você. Manter uma boa postura no ambiente de trabalho é importante, então, evite manter os braços cruzados, tente manter a coluna ereta, não se jogue na cadeira de qualquer jeito e, mesmo que estiver cansado, evite bocejar várias vezes ao dia dentro da sala. 

Seja gentil

Educação e gentileza são essenciais em todos os lugares! Cumprimente as pessoas no elevador, no escritório, preste atenção quando estão falando com você e saiba o momento certo de falar para não interromper as pessoas. 

Dedique-se e aprenda ao máximo 

Não se esqueça que o estágio também é um local de aprendizado. Extraia o máximo de conhecimento que puder em cada atividade realizada e não fique preocupado se precisar de mais tempo para desenvolvê-la. É melhor que elas sejam feitas com calma e atenção. 

Organize-se 

Um ambiente de trabalho organizado é muito importante para você e para os seus colegas de equipe também. Manter o seu cantinho sempre limpo e arrumado causa uma boa impressão, além de te ajudar a não se perder nas tarefas precisa realizar e nem dos prazos de entrega. 

Gostaram das dicas de hoje?  Elas te ajudaram a se sentir mais preparado para começar no emprego novo? 

Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões de temas, mande uma mensagem pra gente no atendimento@estagiariosonline.com.br

Nós te esperamos na próxima semana para mais um post. Até lá! 

*Dress code: a tradução literal é código de vestimenta, o que nada mais é do que a maneira correta de se vestir em determinado local ou ocasião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *