Clima de satisfação: essencial para o desempenho de um estagiário

 

Frederick Herzberg diz que “a verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento”. São ingredientes essenciais para o bom desempenho dos colaboradores na empresa. E como já é de seu conhecimento, a contratação hoje de inúmeros estagiários é uma flagrante realidade nas empresas, sobretudo nas startups. Outra realidade, é que boa parte deles é composta por um público jovem, cheio de vitalidade, de disposição para aprender, ganhar experiência e crescer profissionalmente.

Quanto maior a satisfação, maior o engajamento

E quanto maior a satisfação, maior será o engajamento do estagiário na empresa. Isso está mais do que provado no dia-a-dia da gestão de RH. Diante desse quadro, as perguntas que um gestor deve se fazer, são:

  • Até que ponto o clima de satisfação entre os meus estagiários é de contentamento?
  • Como avaliar o clima de satisfação dos estagiários na minha empresa?

Uma avaliação periódica do clima de contentamento na empresa irá proporcionar uma notória melhoria no desempenho do estagiário. E quando há melhoria de desempenho, há, sem dúvida alguma, melhoria também na produção. Portanto a empresa só tem a ganhar.

Uma avaliação benfeita permite ao RH conhecer acertos e falhas na forma de conduzir sua gestão, e tudo através do grau de satisfação e insatisfação dos colaboradores. Isso dará à empresa a oportunidade de poder sanar falhas e ampliar o que há de positivo em termos de política junto aos estagiários, aumentando os índices de motivação.

Como proceder esta avaliação?

  • Faça um questionário com os principais pontos a serem avaliados;
  • Crie perguntas objetivas, contextualizadas e coladas à realidade da empresa;
  • Procure abordar o que mais atrai o estagiário e o que, pelo contrário, lhe causa insatisfação;
  • Procure saber se ele tem problemas de relacionamento. Isso vale tanto para a convivência com outros estagiários como funcionários e gestores;
  • Outro ponto importante é pedir ao colaborador que faça sugestões no sentido de como melhorar o clima organizacional da empresa – muitas vezes a insatisfação está relacionada à falta de organização institucional de forma geral.

A pesquisa poderá ser anônima ou não, porém o anonimato conta com a vantagem de garantir que o estagiário não tenha receio de dizer o que pensa, precisamente, sobre determinado assunto, contribuindo para que as respostas sejam mais sinceras.

Ferramenta do Google

O Google disponibiliza um excelente formulário de pesquisa que permite que a enquete seja feita de forma online, gratuita e com a vantagem de que os resultados serão disponibilizados de forma organizada. A ferramenta está disponível em: https://docs.google.com/forms/u/0/

Por fim, com os resultados da pesquisa nas mãos, os gestores da empresa terão oportunidade de sanar suas falhas e fomentar ainda mais o que há de positivo, melhorando sensivelmente o clima de satisfação entre os seus colaboradores.

O Estagiários Online é uma plataforma de seleção e recrutamento especializada em oportunidades de estágio. Conheça mais acessando: www.estagiariosonline.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *