Clima organizacional

Empresas que oferecem um bom ambiente de trabalho para os seus colaboradores tendem a obter resultados cada vez mais positivos, indo desde aspectos ligados à produtividade, até a percepção que o público externo tem do negócio. Uma forma de mensurar a satisfação dos colaboradores, é por meio de um conceito já conhecido dentro das organizações, chamado clima organizacional.

O que é clima organizacional?
Clima organizacional está ligado ao ambiente da empresa e a forma como ele é percebido por seu público interno. Trata-se da qualidade do ambiente como um todo, indo desde as questões físicas, até as emocionais e comportamentais.

Qual sua importância?
Um clima organizacional ruim pode ocasionar em aumento das taxas de turnover*, diminuição da produtividade, pode acarretar em conflitos que impactam diretamente no lucro e na eficiência da empresa, por isso, é muito importante manter um espaço com clima agradável para todos.

Desorganização, falta de valorização, pressão excessiva, metas inalcançáveis, falhas na comunicação interna, falta de transparência, incoerência na gestão e no posicionamento da empresa em relação aos valores e crenças difundidos pela empresa mesma, são alguns exemplos que podem prejudicar diretamente o clima organizacional da empresa.

Como melhorar o clima organizacional de uma empresa?
Existem diversas formas de entender como está o clima organizacional de uma empresa. Uma delas, tendo como exemplo, é a realização de pesquisas periódicas nas quais serão possíveis entender quais as visões dos colaboradores em relação à empresa: se gostam de trabalhar nela, se têm sugestões de melhorias para comunicação interna, como é o convívio com os gestores e colegas de trabalho, entre outros.

As pesquisas de clima organizacional vão direcionar as empresas sobre quais são as ações futuras. De qualquer forma, o clima pode ser naturalmente melhorado com espaços mais organizados, disponibilização de programas de benefícios que englobam do lazer a cultura, flexibilizações conquistadas por meio de confiança e responsabilidade, bem como alinhar constantemente as expectativas de ambos os lados para que as metas sejam tangíveis.

Vale ressaltar, mais uma vez, que a equipe interna é fundamental para um bom desenvolvimento de qualquer negócio, isso significa que é sempre importante oferecer um ambiente adequado para eles 😉

Tem alguma dúvida ou sugestão de tema? Entre em contato com a gente pelo e-mail: atendimento@estagiariosonline.com.br

*Turnover: taxa de rotatividade dos funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *