Como saber se o estagiário tem perfil para a sua empresa?

“Não tenho bola de cristal!” Quem nunca ouviu esse desabafo quando alguém é indagado sobre um fato que poderia ser evitado e não foi? Porém, em se tratando de selecionar o candidato certo para um estágio na sua empresa, você tem, sim, formas de entrevistá-lo de maneira adequada, a ponto de poder afirmar que encontrou o estagiário certo – ou alguém bem próximo do ideal.

Significado de competência

E qual seria essa “fórmula mágica” que o seu RH deve usar para recrutar o candidato? Obviamente, não se trata de uma bola de cristal, mas sim de definir bem as perguntas, direcionando-as por competência. E aqui cabe outra pergunta: o que é, propriamente, competência?

Segundo o Dicionário Eletrônico Michaelis da Língua Portuguesa, “1) é uma capacidade legal, que um funcionário […] tem de apreciar ou julgar um pleito ou questão. 2) Faculdade para apreciar e resolver qualquer assunto. 3) Aptidão, idoneidade […]”. De certa forma, podemos afirmar que um bom estagiário tem todas essas competências, porém não é só isso. É preciso que o estagiário tenha bom conhecimento da função que irá exercer, formação suficiente, habilidades diversas e capacidade de aprender e atualizar-se.

Antes de qualquer coisa, é preciso ter claro o que se espera do estagiário

Portanto, a área de Recursos Humanos deve ter bem claramente definido o que se espera do candidato ao estágio para que se possa elaborar um questionário bem direcionado à competência específica daquele determinado cargo.

Não se trata de aplicar só perguntas genéricas que servem como “coringa” para qualquer entrevista. É preciso também elaborar perguntas específicas para que o candidato exerça com total êxito aquela determinada função.

Exemplo de perguntas genéricas e específicas

Que exemplos de perguntas podemos citar?

1) Elaborar a pergunta de um problema concreto e questionar qual solução o estagiário aplicaria;

2) No caso de o estagiário já ter trabalho antes, perguntar de uma solução ou ideia interessante que ele aplicou para algum problema ou situação na empresa anterior;

3) Como se sairia se a empresa o pusesse como chefe de um setor?

4) Elaborar uma pergunta por onde é possível testar a sua inteligência emocional;

5) Se ele tem algum projeto em mente na área em que está se formando;

6) Como ele se relaciona com os funcionários da empresa?

7) Como ele se relaciona com os clientes da empresa?

8) Se já recuperou algum cliente para alguma empresa? Que estratégia aplicou?

9) Como se sairia se a empresa o pusesse num cargo abaixo do seu?

São alguns exemplos de perguntas que teriam que ser adaptadas e somadas, como já dito acima, a perguntas que devem versar sobre a função concreta que o estagiário ocuparia. Uma entrevista benfeita permite com muito mais probabilidade encontrar o candidato certo, e, bem elaborada, torna-se parte essencial do processo de seleção.

O Estagiários Online é uma plataforma de seleção e recrutamento especializada em oportunidades de estágio. Conheça mais acessando: www.estagiariosonline.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *