Como ser um bom gestor para seu estagiário

O gestor é o contato mais direto entre a sua equipe e a empresa, isso acarreta em grandes responsabilidades, afinal, ele é o principal responsável pelo desenvolvimento de seus funcionários, bem como a integração deles dentro da organização como um todo. Muitas vezes, por exemplo, são os gestores que fazem a própria seleção de seus funcionários, sejam eles analistas, auxiliares ou até mesmo estagiários.

Sabendo da dificuldade que é lidar com todas as diferenças e expectativas que os estagiários naturalmente possuem, vamos apresentar algumas sugestões para ajudá-lo a ser um bom gestor para eles e, com isso, manter a equipe motivada, valorizada e cada vez mais produtiva.

Aprenda a delegar tarefas
Todos os funcionários têm a necessidade de se sentirem importantes, por isso, integre-os na equipe deixando claro que as tarefas delegadas são fundamentais para o resultado final. Além disso, estabeleça sempre os prazos para suas finalizações, isso ajudará na criação de responsabilidades, uma vez que ele sabe que outros dependem dele para realizar outras demandas.

Seja claro
Todas as vezes que for solicitar uma tarefa, ensinar algo novo ou até mesmo passar um feedback, seja claro no que deseja e no que espera. A clareza das informações passadas auxilia na diminuição de erros e em um resultado mais próximo do esperado.

Incentive-o a se integrar na comunidade profissional
Estimule seu estagiário a pesquisar e a conhecer outros profissionais da área. Suas trajetórias no mercado de trabalho podem servir de grandes ensinamentos pessoais e profissionais. As redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo, favorecem a criação desse networking.

Saiba ouvir
Os estagiários, em suma maioria iniciantes no mercado de trabalho, chegam aos seus novos desafios com diversas dúvidas e novas ideias para melhorar o ambiente de trabalho. Desta forma, esteja disposto a ouvi-lo com atenção, a auxiliá-lo nos principais momentos de dúvidas e a colocar as ideias pertinentes em prática.

Conceda feedbacks
Estabeleça uma periodicidade para apresentar aos seus funcionários feedbacks de suas performances. Todavia, tenha o cuidado de não destacar só os pontos negativos, tente explorar os aspectos positivos do seu trabalho e o que ainda precisa ser executado com mais atenção.

Envolva-o no processo de decisões
A tomada de decisão é sempre um processo delicado e que requer muita atenção, por isso, é muito importante ouvir a sua equipe, uma vez que cada um possui uma perspectiva diferente sobre todos os assuntos. Além de te ajudarem a observar aspectos que possivelmente você não se atentou, também traz a todos o sentimento de pertencimento.

O que achou dos nossos conselhos para se tornar um bom gestor? Já colocava algum deles em prática? Esperamos que sim! 🙂

Na semana que vem voltaremos com mais dicas para vocês e , em caso de dúvida ou sugestão de tema, entre em contato pelo e-mail: atendimento@estagiariosonline.com.br.

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