Crie um ambiente de trabalho inovador

O espaço no qual estamos inseridos impacta diretamente na nossa produtividade, criatividade e estímulo. Não é a toa que hoje em dia diversas empresas apostam em ambientes diferentes e despojados para os seus colaboradores.

Muitas outras, no entanto, acreditam que espaços inovadores são grandes desafios e demandam altos investimentos. Por esse motivo, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a criar espaços mais inovadores sem gastar muito. Confira abaixo:

Tenha um espaço mais agradável
Pense em novas formas de acomodar as mesas no escritório e insira elementos que mudem a perspectiva dos colaboradores de que o local de trabalho não pode ser aconchegante. Para isso, aposte em uma boa iluminação, insira sofás, quadros, tapetes, mesas, cadeiras e pufes coloridos, por exemplo.

Caso não consiga investir em nenhum desses elementos de imediato, diversifique na quantidade e variedade de plantas, porque além de melhorar a qualidade do ar, elas darão mais cor ao ambiente.

Pense em novos locais para trabalhar
Ao criar novos espaços, dê a possibilidade para os colaboradores explorarem outros locais para trabalhar que não sejam apenas suas mesas. Viabilize que eles possam trabalhar nos pufes, sofás e etc.

Mudar de ambiente para determinadas atividades favorece a criatividade.

Incentive os colaboradores a personalizarem seus espaços
Alguns colaboradores possuem a rotina extremamente agitada e acabam passando a maior parte do dia fora de casa. Dessa maneira, é importante que eles se sintam em um ambiente acolhedor e, para isso, é importante possibilitar e até incentivar que eles personalizem suas mesas da forma como quiserem, em busca de deixá-los mais confortáveis no local.

Elabore ambientes para descanso e descontração
É absolutamente normal que ao longo do dia as pessoas percam um pouco da criatividade e foco. Muitas vezes, deixar os colaboradores à vontade para descontração pode fazê-lo voltar mais produtivo e engajado para suas tarefas.

Nesse caso, é bom ter um ambiente, mesmo que pequeno e com regras de convivência, que assuma esta finalidade. Ele pode conter mesas de ping-pong, vídeo-games e pufes, por exemplo.

Crie um calendário com atividades não habituais
Para quebrar um pouco a tensão que rotineiramente existe, escolha pelo menos um dia da semana para ter uma configuração um pouco diferente. Pense em palestras, ginásticas, cursos, confraternizações em equipe, entre outros.

Se for possível, deixe os colaboradores levarem seus filhos e animais de estimação para dar mais descontração para o local.

Permita mais flexibilidade
Algumas funções não conseguem ser totalmente flexíveis, visto que precisam lidar com terceiros e respeitar o horário comercial. Entretanto, sempre que possível, deixe os colaboradores serem um pouco mais versáteis em suas demandas.

É interessante também cogitar a implementação do home office em alguns dias da semana. O trajeto de ida e volta do trabalho é um dos principais causadores de estresse atualmente e isso pode influenciar diretamente no rendimento dos profissionais.

Você sabe de mais alguma dica para criar um ambiente de trabalho inovador? Envie para gente aqui nos comentários 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *