LinkedIn: saiba como impulsionar o seu perfil

Com milhões de usuários ativos no mundo, o LinkedIn é a maior rede social existente voltada para o meio profissional. A ideia principal da rede é conectar pessoas de diversas áreas, a fim de trazer impactos em suas carreiras, sejam eles positivos ou negativos. Além disso, a rede também possibilita a troca de experiências, divulgação de insights, bem como o marketing pessoal e corporativo.

O LinkedIn vem se tornando cada vez mais influente no processo de recrutamento e seleção das empresas. Muitas delas, por exemplo, têm acesso ao perfil e entram em contato com os usuários mesmo que eles não tenham se candidatado para nenhuma vaga. Sendo assim, dado o crescimento da rede, torna-se cada vez mais indispensável ter um perfil completo e atualizado na plataforma.

Diante disso, nós listamos algumas funcionalidades e dicas da plataforma que vão te ajudar a ter um perfil mais atrativo e completo.

Foto de perfil
Ter uma foto no perfil aumenta as chances de acesso na sua página. Segundo a revista Exame, perfis com foto têm, em média, 14 vezes mais acessos do que os sem foto.

Atente-se, mais uma vez, que o LinkedIn é uma rede profissional, logo, a foto de perfil é levada em consideração.

Título profissional
O título profissional é uma das coisas mais vistas, isso porque ele aparece ao lado do seu nome e não é necessário acessar o perfil para vê-lo. Em poucas palavras você precisa descrever o que faz e em qual lugar, de preferência. Por exemplo:

“Estagiário de Jornalismo na empresa X | Estudante de comunicação | Criador de conteúdo”

Esse campo serve para chamar atenção e despertar interesse nos usuários, levando-os a conhecer o restante do seu perfil.

Sobre
Na área “sobre”, desenvolva um breve resumo sobre sua formação acadêmica, eventuais cursos, experiência profissional (se tiver), além de habilidades e competências. Essa descrição não precisa ser extensa, ela funciona apenas como um resumo para que os usuários da rede possam saber mais sobre você.

Experiência
Conforme já comentamos no post “Como preencher seu primeiro currículo (sem ter experiência)”, abordamos estratégias para superar a falta de experiência na hora de preencher o currículo e, como o LinkedIn segue uma proposta parecida, podemos seguir a mesma lógica.
Dentro da plataforma existem áreas específicas para adicionar trabalhos voluntários, cursos e certificados, idiomas, formação acadêmica e habilidades que vão desde “trabalho de equipe” e “capacidade de organização” até “programação de software” e “edição de imagem”. Isso é, você consegue explorar bastante as suas características pessoais e elas podem ser interessantes para os recrutadores, então, aproveite-as ao máximo.

Recomendações
Recomendações são sempre muito relevantes, não só de antigos chefes, como também de professores e colegas de trabalho. O LinkedIn disponibiliza uma funcionalidade em que pessoas da sua rede podem acessar o seu perfil e fazer recomendações. Isso traz bastante credibilidade.

Conecte-se com pessoas
A sua quantidade de conexões impacta diretamente na visibilidade e no alcance que o seu perfil possui. Aproveite para se conectar com profissionais estratégicos que trabalham em empresas que você almeja trabalhar ou que desempenham funções que admira ou sonha ter em um futuro próximo.

Linha do tempo
Mais do que conexões, o algoritmo do LinkedIn também possibilita maior visibilidade para os perfis com interações, entretanto, isso não significa que você apenas tenha que curtir e comentar as publicações da sua rede, mas sim produzir conteúdo.

A página de início possui uma área para postagens, na qual é possível incluir fotos, vídeos ou links de matérias. Você pode compartilhar, por exemplo, realizações profissionais, eventos e palestras que frequentou e até trabalhos apresentados na escola ou faculdade.

Idioma
Outro ponto interessante no LinkedIn é a possibilidade de disponibilizar seu perfil em mais de um idioma, como em inglês e português. Mostrar habilidade e domínio em outras línguas é sempre muito importante.

Antes de salvar seu perfil, não esqueça de revisá-lo atentamente.

Ah, e você sabia que o Estagiários Online possui uma página no LinkedIn? Pois é, todos os dias postamos diversas novidades e dicas! Acompanhe-nos: https://www.linkedin.com/company/estagiários-online/

Essas são as dicas dessa semana! Até o próximo post 🙂

Tem alguma dúvida ou sugestão de tema? Então entre em contato pelo e-mail atendimento@estagiagiariosonline.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *