Os benefícios do endomarketing para sua empresa

É muito comum as empresas direcionarem os seus olhares apenas para os consumidores finais, se esquecendo, erroneamente, daqueles que são fundamentais para existência do seu produto/serviço: os colaboradores.

O público interno é um dos maiores propagadores da empresa e seu forte poder de influência pode impactar diretamente no lucro e na reputação. Para mantê-los motivados e engajados, existem diversas estratégias que podem ser aplicadas dentro de uma organização, dentre elas, o endomarketing.

O que é endomarketing?
Também conhecido como marketing interno, é uma estratégia que visa melhorar o marketing institucional de uma empresa e tem como principal foco em suas ações o público interno. Embora o nome remeta apenas ao time de marketing, a equipe de RH também é primordial para que o trabalho seja adequado ao perfil dos colaboradores.

Esta estratégia pode trazer resultados benéficos, indo desde a diminuição de turnover, até a propagação da ideia de que a empresa é um bom lugar para se trabalhar, tornando-se o emprego dos sonhos de muitos no mercado.

Ainda que pareça complexo, é possível implementar ações de endomarketing que não comprometam o orçamento. Separamos abaixo algumas formas de implementá-lo de forma eficaz e econômica.

Aprimore os canais de comunicação interna
Uma comunicação ineficaz gera diversos ruídos, o que favorece a propagação de notícias infundadas entre os colaboradores. Para minimizar tais problemas, é preciso estabelecer canais oficiais de comunicação entre a empresa e o público interno. Por exemplo: newsletters, murais, intranets, televisões e rádios corporativas.

Aprenda a conversar e ouvir os seus colaboradores
Já comentamos diversas vezes sobre a importância dos feedbacks e vale ressaltar que eles não devem ser restritos apenas às opiniões dos gestores em relação ao colaborador, mas também as opiniões deles em relação à empresa. Utilize recursos como pesquisas e reuniões com as áreas para entender quais são os principais causadores de motivação e desmotivação.

Faça eventos e confraternizações
Sair um pouco da rotina habitual é uma boa forma de renovar as energias dos colaboradores. Crie uma pausa mensal para cantar parabéns para os aniversariantes ou faça happy hours e almoços, por exemplo.

É muito importante, entretanto, conhecer os colaboradores, suas crenças e costumes para que nenhum evento gere desconforto.

Celebre as conquistas e agradeça aos responsáveis
Quando fecharem um novo cliente, terminarem um projeto ou resolverem um problema, agradeça publicamente aos envolvidos na ação. Deixe com que eles se sintam peças essenciais para o bom desenvolvimento da empresa.

Crie programas de benefícios
Muitos atribuem os benefícios aos tradicionais vale refeição e alimentação, todavia, eles podem ir muito além. Podem ser oferecidas palestras, workshops, cursos e eventos que saem um pouco da rotina de trabalho e que visam o bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Caso sua empresa não tenha muitos recursos para investir, busque por parcerias, afinal, sempre tem algum parente ou funcionário com alguma expertise para apresentar aos colegas.

Ofereça plano de carreira
Saber que existem oportunidades é um grande estímulo. Demonstre aos seus colaboradores que eles têm possibilidade de crescimento e invista neles para que isso aconteça.

Integre as equipes
Muitos colaboradores só trabalham e têm contato com as suas áreas de estudo. É comum que uma área não entenda as funções e os processos de outra, o que pode acarretar em conflitos internos. Crie uma rotina para que cada equipe tenha um espaço para explicar o que fazem, o que precisam e em quanto tempo conseguem solucionar as demandas. Assim, além de se sentirem importantes, também passarão a ser compreendidos com mais empatia pelos colegas.

Seja um gestor participativo
Saiba ouvir os colaboradores, esteja presente nos processos, participe das comemorações, eventos e esteja sempre disponível para ajudar quando necessário.

Gostou das dicas? Conte para gente nos comentários se já fez ou faz alguma ação de endomarketing na sua empresa 😉

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