Quero efetivar meu estagiário. E agora?

Nós já ressaltamos várias vezes os benefícios de contratar um estagiário para uma empresa. Um deles, por exemplo, é que ao longo do contrato existe a possibilidade de identificar talentos que se mostram dispostos a vestir a camisa da empresa e apresentam grande fit cultural* com a organização.

Contudo, é absolutamente normal surgirem dúvidas em relação ao processo de efetivação de um estagiário e é por isso que neste post vamos sanar os principais questionamentos sobre o tema.

Antes de mais nada, é importante salientar que os estágios funcionam como um período prático de aprendizagem para os estudantes e que a ideia é justamente garantir a inserção deles no mercado de trabalho. Isso significa que a efetivação pode sim ocorrer durante essa fase.

Outro ponto muito relevante é que, embora exista uma data previamente estabelecida no termo de compromisso de estágio, as empresas conseguem efetivar um estagiário antes mesmo do término do contrato. Não existe, portanto, um tempo mínimo no qual o estudante deva permanecer dentro da modalidade, mas é válido ressaltar, mais uma vez, que o tempo máximo de estágio é de 2 (dois) anos.

É preciso, entretanto, observar também qual a modalidade do estágio: obrigatório ou não-obrigatório. Quando obrigatório, existe uma carga horária mínima a ser cumprida pelo estudante e, em caso de não cumprimento, esse é um impeditivo para obtenção do diploma.

Em termos legais, para concluir a efetivação, a empresa precisa carimbar, assinar e entregar 3 (três) vias do termo de rescisão e o relatório semestral, caso a experiência do estagiário tenha sido superior a 6 (seis) meses.

Além do mais, para o estudante, ser efetivado significa que todos os seus esforços foram reconhecidos. Isso é um fator primordial para aumento de sua motivação, também o deixará cada vez mais dedicado em suas funções e responsabilidades.

Já avaliou se está na hora de efetivar seu estagiário? Tem mais alguma dúvida sobre esse processo? Entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@estagiariosonline.com.br

*“O fit cultural é a probabilidade de alguém refletir e ser capaz de se adaptar às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem sua organização.” Harvard Business Review.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *