Saiba como aproveitar a festa de fim de ano da sua empresa

O fim do ano se aproxima e ele nunca vem sozinho. As tão esperadas férias também vêm acompanhadas das confraternizações de fim de ano que, embora sejam um momento de descontração, requerem alguns cuidados para que elas não se tornem grandes pegadinhas profissionais.

Pensando nisso, separamos abaixo 8 dicas de como aproveitar as comemorações na medida certa.

Compareça a festa, mesmo que seja só uma passadinha
É comum que as pessoas não se sintam totalmente confortáveis para comparecer ao evento ou tenham outros compromissos no mesmo dia. Entretanto, é um momento de comemorar os resultados adquiridos ao longo do ano e, caso não queira/não possa ficar muito tempo, lembre-se que a sua presença também é importante.
Não leve acompanhantes sem saber se pode
Os convites geralmente deixam claro se a festa é exclusiva para funcionários ou se é permitida a entrada de acompanhantes. Se no convite não constar a informação, pergunte ao RH ou aos responsáveis pela organização do evento se pode ou não.
Entrou recentemente na empresa? Peça dicas para os colegas
Novos funcionários sempre ficam mais inquietos quando o assunto é confraternização de final de ano. Por não conhecer tão bem a empresa e o estilo dos funcionários, é normal que surjam diversas inseguranças sobre a festa, vestimenta, comportamento etc. A dica, neste caso, é muito simples: converse com alguns colegas e tente esclarecer suas dúvidas pontuais.
Tome bastante cuidado com o dress code
Algumas empresas escolhem locais mais descontraídos e informais, mas isso não significa que você deva se vestir de uma maneira inadequada. Entenda que mesmo sendo um momento de descontração, as confraternizações de final de ano também fazem parte do ambiente profissional.
Faça networking, mas evite falar só sobre trabalho
É comum que no dia a dia suas conversas se restrinjam apenas a algumas pessoas. As festas podem ser uma boa oportunidade para se relacionar com outras pessoas que não tem o hábito de conversar.

Todavia, ainda que seja um evento do seu trabalho, evite falar exclusivamente sobre ele. Converse sobre outros assuntos e lembre-se: mesmo que esteja falando com uma pessoa de um nível hierárquico mais alto, abstenha-se das bajulações.
Saiba aproveitar com moderação
Apesar de ser um momento de fartura, é fundamental evitar exageros. Não se esqueça que no outro dia você terá que trabalhar, então tome cuidado com as comidas, as bebidas alcoólicas, danças chamativas e, principalmente, a paquera com os colegas.
Cuidado com as redes sociais
Não grave e nem poste momentos que possam gerar constrangimentos para as outras pessoas. Como todos sabem, a internet possui um forte poder de viralização e, mesmo que não tenha ninguém da empresa em suas redes sociais, eles podem ter acesso aos registros em um outro momento.

Demissões por posts indevidos nas redes sociais vêm crescendo consideravelmente.

Perceba o momento de ir embora
Festas são muito boas, mas tem que ter hora para acabar. Evite ser aquela pessoa inconveniente que sai por último e fica pedindo a saideira quando o DJ ou a banda já está guardando os instrumentos.

Observe quando um número considerável de pessoas for embora e avalie se não é o momento de ir também.
Gostou das dicas? Coloque-as em prática e aproveite a festa! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *